O aumento exponencial da popularidade da corrida estimulou e continua estimulando as empresas de materiais esportivos a desenvolverem roupas e equipamentos produzidos com materiais especiais com a premissa de melhora na performance, na recuperação após treinos e/ou provas, ou ao menos no conforto durante as passadas. Muitos dos acessórios criados ajudam muito a encarar os diferentes tipos de provas oferecidas aos corredores, além de oferecer opções para que estes atletas, amadores ou não, suportem de maneira mais confortável as adversidades climáticas durante as diferentes estações do ano.
As meias de compressão estão sendo disponibilizadas ao grande público há um bom tempo. Os fornecedores destas meias apontam que elas oferecem benefícios na performance, na recuperação e na prevenção de lesões. Tudo isso seria possível devido a redução na concentração de lactato durante e pós a corrida, redução do percentual da frequência cardíaca máxima durante o esforço, diminuição dos níveis plasmáticos de biomarcadores de lesão muscular, redução da vibração tecidual durante as pisadas, dentre outros benefícios que teoricamente seriam gerados pela compressão em torno de 20 a 30 mmHg oferecida pelas meias.
Algumas ressalvas são necessárias para que decepções ou gastos desnecessários não ocorram. Pesquisas científicas ainda não conseguiram descrever resultados expressivos com a utilização das meias de compressão. Estudos importantes foram publicados já no ano de 2007 e desde lá pouco se concluiu. Alguns pesquisadores demonstraram que a utilização das meias de compressão contribuiu para um menor VO2 para uma mesma carga de esforço em relação aos indivíduos que não utilizaram, menor percentual de frequência cardíaca máxima durante a corrida, retardo no surgimento de dores durante o esforço, diminuição da concentração de lactato após a corrida e redução da dor muscular tardia. A razão para tais resultados é um melhor fluxo sanguíneo e melhor perfusão tecidual, o que gera melhora na nutrição e remoção de metabólitos produzidos pelo músculo durante treinamentos e provas.
O fator mais relevante e de maior importância, a performance na corrida, não foi alterado com a utilização das meias, ou seja, o indivíduo terá o mesmo tempo de prova com ou sem o uso deste acessório. Assim, investir ou não nas meias de compressão se torna uma decisão exclusiva do atleta/aluno. Acredito que o grande determinante é a determinação nos treinamentos e a metodologia de treinamento correta para alcançar as metas.
Me. Bruno R. Berger
ExerScience Assessoria e Consultoria Esportiva
Graduado em Educação Física - Bacharelado
Mestre em Fisiologia Humana (UFRGS)
CREF 014010-G/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário