domingo, 1 de setembro de 2013

Dia do educador físico. Uma pequena homenagem.

Num período de uma semana comemora-se o dia de três profissionais que, com seus serviços, são capazes de contemplar quase todas as instâncias do bem estar físico e emocional do ser humano. No dia 27 de agosto foi a vez do psicólogo, no dia 31 de agosto o dia de nutricionista e hoje, dia 1 de setembro, o dia do educador físico. Mais adiante, no dia 13 de outubro, comemora-se o dia do fisioterapeuta. Juntos estes profissionais são capazes de preparar um atleta para o seu mais alto rendimento desportivo ou até mesmo de reabilitar e/ou prescrever programas de acompanhamento que irão proporcionar um prognóstico mais otimista em indivíduos acometidos por alguma doença.
Em relação a nós, educadores físicos, um sincero parabéns pelo trabalho que realizamos, contemplando objetivos diversos que nossos alunos/atletas tem no âmbito esportivo. Muitos de nós somos mais do que treinadores. Somos alguém em quem as pessoas confiam e deixam em nossas mãos a prescrição de treinamentos que resultarão, independentemente se com sucesso ou não, em alterações em seus organismos. Somos também conselheiros, ouvintes, amigos, motivadores e orientadores. Assim, cabe a nós a responsabilidade de exercer nossa profissão com conhecimento teórico e prático, ética, coerência e caráter. Cabe a nós a busca incessante pela excelência.
É bem verdade que a profissão está se afirmando cada vez mais. Está ganhando o respeito que deve receber. Eu não diria o respeito que merece, pois aqui vai uma ressalva. Eu tenho o desejo de uma Educação Física com mais corporativismo e com mais profissionalismo. Se lutássemos uns pelos outros por uma profissão mais sólida da mesma forma que lutamos pelos nossos interesses pessoais e profissionais, com certeza o nosso lugar ao sol seria muito mais estável. Tenhamos consciência dos grandes profissionais e da grande profissão a qual pertencemos, da mesma forma que a maioria da população já nos enxerga. Vamos nos ajudar, deixando de lado o ego, e oferecer o melhor que podemos. Sempre sabendo que todos podem ser excelentes profissionais.
Por fim, um agradecimento a esta profissão que tantas alegrias me proporciona. Um muito obrigado aos alunos e atletas que confiam e permitem que eu intervenha na vida deles e juntos tentamos conquistar os objetivos. Cada cruzada de linha de chegada, cada passo a frente, cada sorriso de vocês repercute em mim uma alegria sem igual.

Feliz dia do educador físico! Uma profissão maravilhosa!

Me. Bruno R. Berger
ExerScience Assessoria e Consultoria Esportiva
Graduado em Educação Física - Bacharelado
Mestre em Fisiologia Humana (UFRGS)
CREF 014010-G/RS